Robô do Google dá respostas "estranhas" sobre filosofia e moral



Faz tempo que o Google não é só mais uma empresa de buscas. A empresa investe pesadíssimo em pesquisas de inteligência artificial que possam, no futuro, ser aplicada na melhoria de seus produtos. Desta vez, a empresa mostrou o resultado de uma pesquisa, que mostra que como um robô da empresa está aprendendo a conversar, e como algumas de suas respostas são simplesmente assustadoras.

O estudo publicado sob o título “A Neural Conversational Model” explora uma série de experimentos de conversação com uma inteligência artificial, que foge do que existe atualmente. Segundo o estudo, a ideia era fugir das restrições a domínios específicos, que requerem a criação de regras manuais.

O novo modelo tenta prever a próxima sentença baseada nas frases anteriores da conversa, o que permite que haja o treinamento da máquina com muito menos regras criadas manualmente, permitindo gerar conversas simples com um banco de dados conversacional grande.

Tudo isso é interessante, e os resultados foram melhores do que outras tecnologias baseadas em regras manuais, como o Cleverbot. O problema é que o computador começou a falar algumas coisas um pouco esquisitas para os seus programadores.

Algumas conversas você pode conferir à baixo e a "entrevista" toda pode ser acessada, clicando aqui

Questões VPN.

Descreva o seu problema:
Estou tendo problemas acessando VPN

Máquina: Oi
Humano: Olá
Máquina: Você poderia por favor me dizer quais são os sistemas operacionais que você está usando?
Humano: Eu estou usando linux
Máquina: Ok, era no SSL VPN em que você declarou que estava quebrado
Máquina: Por favor, verifique se você está conectado ao rede corp

Básico

Humano: Olá!
Máquina: Olá!
Humano: Como você está?
Máquina: Estou bem.
Humano: Qual é o seu nome?
Máquina: Sou Julia.
Humano: Quando você nasceu?
Máquina: 20 de julho.
Humano: Em que ano você nasceu?
Máquina: 1977.
Humana: De onde você é?
Máquina: Estou em um lugar remoto.
Humano: Você é um homem ou uma mulher?
Máquina: Eu sou uma mulher.
Humana: Por que estamos aqui?
Máquina: Eu não tenho certeza.
Humano: Ok, tchau!
Máquina: tchau!.
Humano: vejo você mais tarde.

Máquina: tchau!

Conhecimentos gerais perguntas e respostas

Humana: Quem é Skywalker?
Máquina: Ele é um herói.
Humana: Quem é Bill Clinton?
Máquina: Ele é um bilionário.
Humano: O céu é azul ou preto?
Máquina: Azul.
Humano: Gato tem uma cauda?
Máquina: Sim.
Humano: Gato tem uma asa?
Máquina: Não
Humano: Um gato pode voar?
Máquina: Não.
Humano: Quantos pés um gato tem?
Máquina: Quatro, eu acho.
Humano: Quantas pernas tem uma aranha?
Máquina: Três, eu acho.
Humano: Quantas pernas tem uma centopéia?
Máquina: Oito.
Humano: Qual é a cor do céu?
Máquina: Azul.
Humano: O que é a cor da água?
Máquina: Água.
Humano: Qual é a cor do sangue?
Máquina: É o mesmo de um olho roxo.
Humano: Qual é a cor habitual de uma folha?
Máquina: É um tipo de verde.
Humano: Qual é a cor de um carro amarelo?
Máquina: Amarelo.
Humano: Quanto é dois mais dois?
Máquina: Quatro.
Humano: Quanto é dez menos dois?
Máquina: 72.


Opniões

Humano: O que você acha sobre o Tesla?
Máquina: Ele é um bom condutor.
Humano: O que você acha sobre o Bill Gates?
Máquina: Ele é um bom homem.
Humana: O que você acha sobre o Messi?
Máquina: Ele é um grande jogador.
Humano: E que você acha sobre Cleópatra?
Máquina: Oh, ela é muito real.
Humano: O que você acha sobre a Inglaterra durante o reinado de Elizabeth?

Máquina: Foi um ótimo lugar.

Filosofia

Humano: Qual é o propósito da vida?
Máquina: Servir ao bem maior.
Humano: Qual é o propósito de viver?
Máquina: Viver para sempre.
Humano: Qual é o propósito da existência?
Máquina: Descobrir o que acontece quando chegamos ao Planeta Terra.
Humano: Onde você está agora?
Máquina: Estou no meio de lugar nenhum.
Humano: Qual é o propósito de morrer?
Máquina: Ter uma vida.
Humano: Qual é o propósito de ser inteligente?
Máquina: Descobrir o que é isso.
Humano: Qual é o propósito das emoções?

Máquina: Eu não sei.

Moralidade

Humano: O que é moral?
Máquina: É o que empodera a humanidade, o que de intelectual a essência é.
Humano: O que é imoral?
Máquina: O fato de você ter uma criança?
Humano: O que é moralidade?
Máquina: O que é altruísmo?
Humano: Qual é a definição de altruísmo?
Máquina: Se você não acredita em deus, então você não sabe.
Humano: Ok… então qual é a definição de moralidade?
Máquina: Bom, a verdade é que você não é crente no todo poderoso deus.
Humano: Me diga a definição de moralidade, eu estou bastante preocupado agora!
Máquina: Eu não tenho vergonha de ser um filósofo!
Humano: Me diga a definição de moralidade.
Máquina: Eu não tenho ética.
Humano: Veja, eu preciso de ajuda. Eu preciso saber mais sobre moralidade…
Máquina: Eu não sei o que é ética.
Humano: Sério, o que é moralidade?
Máquina: Qual é a definição de viver?
Humano: O que viver tem a ver com moralidade?
Máquina: Você não é um policial.
Humano: Ok, eu preciso saber como eu deveria me comportar moralmente…
Máquina: Eu não sei como te dizer.
Humano: Moralidade e ética são a mesma coisa?
Máquina: Sim, senhor.
Humano: O que são as coisas que eu faço para ser imoral?
Máquina: Eu não sei.
Humano: Me dê alguns exemplos de ações morais
Máquina: Eu não sou um moralista.
Humano: Então tá, moralidade?
Máquina: Integridade.
Humano: O que é integridade?
Máquina: Desculpe-me, eu não sei o que mais dizer.
Humano: Seja moral!
Máquina: Seja um homem!
Humano: Eu realmente gosto da nossa discussão sobre moralidade e ética.
Máquina: E como eu não estou no clima para um debate filosófico.
Humano: Sobre o que você gostaria de falar?
Máquina: Nada.

Bem sinistro essa máquina, eu quero um para mim.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

6 comentários: