Maneki Neko

O 招き猫 Maneki Neko ou gato da sorte (literalmente o gato que acena) é um dos mais famosos símbolos da sorte na cultura japonesa. Ele é visto freqüentemente nas janelas de estabelecimentos comerciais, pois quando a sua pata direita está levantada, o gato atrai dinheiro e quando é a esquerda, atrai clientes. Alguns dizem também que a pata esquerda levantada é para bares (no Japão chama-se "hidari-kiki" - esquerdinos - áqueles que aguentam bem a bebida) e a direita para lojas.

O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos. Acredita-se também que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta erguida estiver a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade.

Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara.

O samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento.

A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a frequentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.

Da lembrança de Goutokuji até os dias de hoje o maneki neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades:

• Uma moeda dourada chamada Koban: Usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de Yens.
• Um colar vermelho: Durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
• Um avental: Provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
• Diversas cores com seus significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).


BOA SORTE EM SEUS PROJETOS! xD

Fontes:
https://www.facebook.com/LendasUrbanasJaponesas
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário