Daniel Dunglas Home

Daniel Dunglas Home foi o médium mais célebre do século 19. Embora seu nome não seja muito conhecido hoje, ele surpreendeu o público, amigos, chefes de estado, ricos e famosos com surpreendentes proezas paranormais e levitação.

Seus poderes aparentemente impossíveis deixavam perplexos aqueles que testemunharam, incluindo muitos cientistas e jornalistas. Será que Daniel Dunglas Home tinha extraordinárias habilidades paranormais? Ou ele era um mágico talentoso, muito à frente de seu tempo, que foi capaz de enganar até mesmo o mais próximo dos observadores com uma ligeira ilusão?

Embora houvessem muitos céticos – certamente entre os seus contemporâneos que o denunciou como uma fraude inteligente – nunca poderia realmente provar como ele cumpriu muitas de suas manifestações incríveis.

Home nasceu em 1833 em Currie, na Escócia. Como muitas pessoas que buscam o centro das atenções do público ou uma presença no "show business", Home parecia ter exagerado ou fabricado detalhes de sua infância e patrimônio.

Por exemplo, ele foi batizado como Daniel Home e parece ter adotado o nome do meio de Dunglas. Embora ele alegasse que seu pai era o filho bastardo de um conde da Escócia, seu pai era realmente um trabalhador comum e, segundo alguns relatos, um bêbado abusivo. Ainda bebê, foi adotado por uma tia e aos nove anos de idade foi trazido para a América, onde a sua nova família morou em Connecticut.

Home também pode ter criado alguns mitos sobre sua infância. Ele disse que, enquanto adolescente, ele começou a experimentar premonições. Aos 17 anos, uma atividade poltergeist teria ocorrido ao entrar numa sala: batidas misteriosas eram ouvidas e móveis moviam por si só.

Foram histórias feitas para melhorar sua personalidade mística, ou eram os primeiros sinais de habilidades inexplicáveis que mais tarde seriam o início de algo capaz de controlar?

Embora tivesse pouca educação, ele conversava de forma inteligente em uma série de assuntos, sabia tocar piano e desenvolveu um humor fácil e charme que facilitou a sua profissão. Foi neste momento que suas habilidades notáveis ganharam destaque.


Proezas
  • Em uma sala bem iluminada junto ao professor David Wells, de Harvard, e outros três investigadores espiritualistas, Home conseguia mover uma mesa, mesmo de uma longa distância. Sua força era tão grande que duas testemunhas tiveram que conter a mesa. Ele também a teria levitado o móvel completamente do chão por alguns segundos. Quando Wells e dois outros se sentaram na mesa, ela continuou a balançar. Eles não encontraram explicação científica para a experiência.
  • Em 1852, Home demonstrou pela primeira vez a auto-levitação. Testemunhas assistiram com espanto quando ele se levantou acima do piso. Quando tentaram segurá-lo, eles também foram levantados do chão.
  • Durante algumas sessões, ele foi capaz de fazer "mãos fantasmas" aparecerem, cujo os assistentes eram capazes de sentir. Em 1857, ele realizou uma sessão em Paris com Napoleão III e sua imperatriz, Eugénie. A imperatriz chegou a reconhecer uma das mãos como sendo as de seu pai – por causa da deformidade característica de um dedo.
  • Ele foi capaz de alongar o corpo em até 30 cm.
  •  No mês de julho de 1868, em sessão em uma sala com iluminação normal na casa de um cliente, uma mãe idosa foi levitada da cadeira em que estava sentada.
  • Em dezembro de 1868, Home mostrou seu desempenho mais famoso. Em seu apartamento, em Londres, Home realizou uma sessão espírita para três senhores respeitados. Depois de algumas "convencionais" aparições de espírito, Home começou a andar pela sala. Seu corpo alongado, de acordo com as testemunhas, em seguida levitou do chão. Ao voltar para o chão, ele então entrou em uma sala adjacente. Os homens ouviram uma janela sendo aberta no quarto e logo após observaram algo flutuando no ar fora da janela. O apartamento tinha três andares. Home então abriu a janela do lado de fora, em seguida, entrou novamente no ambiente e sentou-se.
  • Em 1871, Home foi testado por William Crookes, um físico respeitado e membro da Royal Society. Com uma engenhoca de pesos, Crookes procurou medir o poder força ou influência proveniente de sua mão. Crookes mediu uma força extraordinária e não conseguiu cientificamente explicá-la. Crookes também foi testemunha de levitação de Home, no qual, ele escreveu, como algo a desafiar seus artigos mais enraizadas de crença científica.
  • Em uma demonstração que ele fez muitas vezes, Home podia segurar brasas incandescentes em suas mãos. Ele foi visto até mesmo de mergulhar as mãos e o rosto em um fogo da lareira "como se banha-se numa água”. Sua pele não mostrou sinais de lesão qualquer.
Seria Home um ilusionista ou um homem com extremas habilidades paranormais?

Fonte: http://arquivoufo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário